top of page

Caraíva e Aldeia Xandó

Uma vila de pescadores e índios Pataxós, entre o Rio Caraíva e o mar da Bahia. Local de contato intenso com a natureza, onde o céu é um dos mais estrelado que você já viu e onde a palavra de ordem é “sossego”.

A OCA Caraíva está localizada em um território indígena conhecido como Aldeia Xandó, à beira mar na Praia de Caraíva e em frente ao atrativo natural da Pedra do Nego, onde uma extensão de pedras paralelas à areia formam piscinas naturais na maré baixa.

Em um raio de menos de 2km da casa estão diversos pontos de interesse como a Praia da Barra, a Prainha, o centro da Vila de Caraíva e a beira do Rio, onde se encontram a maioria dos restaurantes e a vida noturna repleta de música e energia boa.

CARAÍVA E ALDEIA XANDÓ 02.jpeg

Aqui listo alguns dos atrativos turísticos que considero indispensáveis à sua viagem:

1. Pedra do Nego

Uma extensa área com cerca de 2km de pedras paralelas à praia que formam piscinas naturais na maré baixa e está localizada em frente à hospedagem. 

2. Praia da Barra

É na praia da barra que acontece o famoso encontro do rio com o mar. Há barracas de praia que servem bebidas e petiscos todos os dias, quadras de beach tennis e futevôlei e saídas de canoa havaiana. Caminhando pela praia sentido Centro, leva cerca de 15 minutos até o local.

 

3. Prainha

É uma praia de rio com areias brancas e um pôr do sol incrível. Está a 20 minutos da casa caminhando pelo bairro indígena Aldeia Xandó. Também é possível conhecer conjugado com o passeio de buggy à Praia de Corumbau, de lancha ou de stand up saindo da beira do rio.

 

4. Praia e Lagoas do Satu

A praia do Satu está localizada a cerca de 3km da Praia da Barra. É necessário atravessar o Rio Caraíva de canoa e caminhar cerca de 1h para chegar a uma praia paradisíaca, com lagoas de água doce e um mirante e tirar o fôlego.

 

5. Praia e Ponta de Corumbau

Linda praia onde há um extenso banco de areia branca e a água mais calma e deliciosa da região. Há barracas de praia que servem bebidas e petiscos todos os dias e algumas oferecem música ao vivo. O acesso é de buggy saindo da porta de casa.

 

6. Praia do Espelho

Conhecida como uma das praias mais bonitas do Brasil, na maré baixa a beleza do local é indescritível. O acesso pode ser feito de carro, barco ou caminhando pela praia e passando pela Praia da Barra e Praia e Lagoas do Satu.

 

7. Centro Cultural Porto do Boi

Espaço de imersão na cultura indígena. Você pode participar de vivências e conhecer de perto os costumes Pataxós, seus cantos e danças, sua culinária e seus saberes.

 

8. Forró Pé de Serra

Caraíva é conhecida por suas festas de forró, sempre com bandas renomadas e uma turma muito animada para dançar. As casas mais tradicionais ficam na beira do Rio e revezam as noites com muita música e alegria.

 

9. Awê de Lua Cheia

Ritual dos índios Pataxós em homenagem à lua cheia que acontece em todas as aldeias da região no primeiro dia do ciclo.

 

10. Nascer do sol na praia e pôr do sol no rio

Os fenômenos naturais em Caraíva são ainda mais especiais. O nascer do sol pode ser visto da varanda da casa, no horizonte do mar. O pôr do sol mais bonito é na beira do Rio ou na Praia da Barra. Prepare o despertador e não perca o espetáculo.

bottom of page